Caderno de Economia
por Aoki Torazaemon Sama
Ohayou gozaimassu, Mina-San.
Editor me convidou para estudar e dizer algumas palavras sobre economia no Brasil.
Vi colunas aqui na Folha da Madrugada: colegas Blackman, Cunha e chefe Caos Sama. Muito interessante. Vi também coisas de Mantega, coisas de Levy. Vi material Ponte para o Futuro e logo vi coisas de Meirelles.
Brasil país bom.
Brasil acima de tudo país engraçado.
Faz coisas engraçadas e fala coisas engraçadas.
Lá em Japão não temos esse jeito brasirero, principalmente nas coisas da economia.
Economia coisa séria. Não fazemos Teatro No com coisas da economia.
Nesses dias primeiros de "presidente mais ou menos", vi apresentação de Meirelles sobre medidas para ajudar economia do Brasil. Demorou para entender, por isso demorou para escrever.
Brasil precisa ajuste fiscal. Precisa mudar a cabeça em relação aos velhos e fazer Previdência de um jeito melhor. Brasil precisa melhorar muito compromisso com inflação. Brasil precisa melhorar impostos. Brasil precisa melhorar LEIS DO TRABALHO e JEITO DE TRABALHAR.
Melhora não acontece se Brasil não TRABALHAR.
Brasil precisa trabalhar.
Governo precisa ajudar brasileiro a trabalhar.
Sem trabalhar, não vai conseguir sair da crise.
Depois de muita fala, vem Meirelles e fala mais, mas não fala nada de cortar gastos para ajudar parte fiscal, não fala nada de Previdência, não fala nada de coisas Trabalhistas para melhorar Brasil e vida dos trabalhadores (que aqui no Japão inclui operário e chefe, porque os dois trabalham), não falou também de coisas para parar inflação, não falou coisas para melhorar impostos. Não falou o que se esperava. Não falou o óbvio.
Mas falou uma coisa que todos estão falando, ou porque não esperavam, ou porque não entenderam o que ele falou, ou uma mistura dos dois, coisa que brasileiro adora fazer - falar do que não entende só porque todo mundo está falando.
Essa coisa muito engraçada para japonês é o que ele chamou "limite de gastos".
Disse ele que o governo só vai poder gastar no ano que vem o mesmo que gastou este ano, mais a inflação de hoje. Gasta amanhã a inflação de hoje. Engraçado se não fosse trágico.
Assim não para inflação. Medida não inteligente. Funcionário público vai torcer para dar inflação. Isso se só ficar na torcida...
Problema do Brasil é tamanho do Brasil e do Estado, maior do que Brasil precisa. Governo não pode ficar na mesma ano depois de ano, aumentado o gasto na medida da tragédia (inflação).
Medida não inteligente!
PIB negativo, receita caindo e inflação subindo, Estado vai continuar crescendo mais do que a receita, se japonês não errou aqui nas contas.
Medida não inteligente!!!
Isso é igual dizer para gordão: "Gordão, você come hoje o mesmo que comeu ontem e mais um pouquinho. Mesmo que você não tenha feito ginástica para tirar barriga; mesmo que você não tenha feito mais cocô (fez até menos), você está autorizado a continuar comendo a mesma quantidade de ontem e só pode abusar só um pouquinho". Desse jeito gordão vai continuar gordão.
Para gordão ficar bonito, gordão tem que comer menos: só o necessário para não morrer de fome. Gordão precisa emagrecer. Tem que correr no parque e fazer ginástica. Tem que comer coisa ruim: salada e pepino e tomar água só. Gordão não vai mais poder comer hambúrger nem pizza. Senão vai continuar FEIO. Tem que parar de tomar cerveja e de tomar potão de sorvete. Chega gordão!!!
Feio!!!
Governo tem que dizer que Estado no Brasil está gordão. Feio.
Tem que fazer regime para ficar bonito, decente, ficar menos tempo no banheiro fazendo tanto cocô.
Isso que disse Meirelles é uma piada.
Brasil tem que emagrecer e não ficar gordo igual o ano anterior.
Meirelles pouco inteligente.
É só olhar Dilma - até ela fez regime. Por que não recomendou a mesma coisa para Brasil?
Feio...
Brasil tem que seguir Dilma na única coisa que ela fez de certo: emagreceu!
Arigatou gozaimashitá pela atenção.
Sayounnará!