Caderno de Economia
por Aoki Torazaemon
Ohayou gozaimassu.
Mais uma vez editor pediu para japonês falar de economia no Brasil.
Fui assistir economistas falando.
Problema Brasil, dois: (i) desemprego (pessoas não trabalham, porque não querem, umas, porque não deixam, a maioria); (ii) moeda ruim (inflação, que baixa os salários de quem está com emprego).
Essas coisas fazem sofrimento ficar igual para todos, menos para aqueles que roubam dinheiro público.
Quem não rouba e trabalha, perde dinheiro. Quem nem consegue trabalhar, perde muito patrimônio.
Se as pessoas não tem dinheiro, a poupança popular fica ruim. Sem essa poupança, país não sai da crise.
Japão saiu da crise depois da Guerra e das Bombas por causa de poupança popular. No Japão as pessoas trabalham e guardam dinheiro. Isso hoje é até um problema a se resolver no Japão, porque quando se guarda demais e se gasta de menos, acontece deflação. Por isso Japão tem juros negativo.
Mas Brasil tem problema inverso. Brasileiro gosta de gastar! Não gosta de guardar.
Se não guarda, não sobre dinheiro para investimentos importantes, em infraestrutura por exemplo. Ai o Brasileiro fica toda hora dependendo do governo, porque ele não guarda o dinheiro que precisa ser aplicado nas coisas importantes para o país.
Para sair disso, Brasil precisa começar urgente cultura de guardar dinheiro. Fazer bom mercado de capitais, dar segurança para quem quer guardar dinheiro, respeitar trabalhador que guarda dinheiro e dar a ele boa remuneração, bom retorno.
Mas Brasil faz coisa engraçada. Fala inverso disso.
Fala que tem que dar crédito.
O que?
Dar crédito para quem não tem emprego? Emprestar dinheiro para quem não tem como pagar?
Ah, mas Brasileiro é engraçado mesmo...
Não pode tentar resolver problema da economia sem melhorar as condições de investimento, que vão trazer os empregos e fazer a moeda ficar boa de novo. Depois disso, com todos trabalhando e com moeda sem inflação, os trabalhadores vão querer investir também, porque gostam de dinheiro e gostam de retorno bom.
Dar crédito assim, do nada?
Feio...
Errado.
Faz povo trabalhar, Brasil!
Japonês sempre diz que economia não tem segredo: trabalhou, resolveu; parou de trabalhar para reclamar e ficar pedindo dinheiro (crédito ou amento de salário), não resolveu.
Trabalha que aumento vem naturalmente, Brasil.